UNDERWATER_project

Certos tipos diluviais, como cheias ou maremotos, replicando grandes lugares bíblicos, acometem por vezes, e semelhantemente, a ordem serenada da superfície terrestre e, exauridos da sua pilhagem, abandonam o saque de modo particularmente dramático, deixando no lugar de uma ordem prévia uma improvisada Pangea de escombros. É de imaginar que um mal de Atlântida consome a terra de quando em vez. Esse rescaldo é a ordem perturbada, uma criação do natural, um impulso irreprimível de Posídon recebendo os seus poderes de Gaia, retirando-se do estupro de ocasião com a embocadura terrestre, devassando a ordem prévia e legando como despojos os seus elementos. Uma nova ordem impôs-se, afinal: a ordem sobreposta do elemento invasor, que deixou gemendo o seu corpo de assalto, como após uma cópula imposta. Uma primeira impressão possível para o visitante da obra de JAS é, analogamente, a de uma diluição na tela, um tipo de dilúvio lixivioso que de um modo sobreposto retirou uma existência pictórica anterior e em seu lugar instaurou um tipo de rescaldo. Somos desta forma confrontados, entre peixes e detritos, com uma inscrição de uma ordem insólita e diluvial na porosa ordem do vazio. A angiologia das raízes, as varizes da espera, peixes como espinhas atravessados na garganta do tempo, uma flora submersa mas aliviada da sua massa de água, as pautadas chuvas intersectando o orvalho tortuoso dos ramos, a lascívia da lixívia deslavando os materiais como um sol abrasador e impenitente o foco da sua ardente observação. Estes lugares são lugares de desgaste, de penúria, de restos, até de restos de cor, de luz. Os lugares terrenos são saturados e sobrepovoados.

Os lugares submersos são límpidos e amplos. Tudo o que há antes da anulação da água está furiosamente concatenado. A tela da água reclama todo o espaço da ausência para si. O olhar respira a custo nessas grandes massas de espaço aquático, revolve-se apanhado naquela rede vazia, debate-se, contorce-se, e a sua angústia é a de um equilibrista caído, debatendo-se na rede da sua salvação e do seu vexame. Olhamos a tela vazia e sabemos que isso reproduz um ambiente nocivo, o extermínio, mas também a restauração. O peixe, as raízes que se elevam, os bronquíolos, os corais, tudo um sucedâneo figurativo para um elemento hostil à peugada humana. Um homem não tem pé neste oblívio amniótico. No peixe, mónada pelágica, vêm inscritas as cidades e é por isso que a tela é fundamentalmente vazia. O peixe é o mínimo decompositor da criação e da multiplicação. Ele vem determinar e habitar o vazio, ou pelo menos foi o que ficou do que passou, de um elemento exterminador que continha em si um modo de perpetuação da ordem contra a qual acometeu e perigou. Nos fractais de um peixe arquejando, uma cidade se adivinha, e a restauração de uma ordem civilizacional. Caindo no pe(s)cado da comparação, guiados que somos pelos satélites dos contextos programáticos, poderíamos pensar a presente tendência como estando algures entre as trutas finais de Courbet e La fôret merveilleuse de Amadeo de Souza-Cardoso, com a sua florescência exótica e capitosa. Mas pode bem ser que estejamos perante um tipo de minimalismo que abula a luz e a cor, como se luz e cor fossem duas substâncias sujeitas à erosão deste urbano dilúvio. De entre as cores desmaiadas, de dentro do branco impuro observamos um problema de perfis pênseis, a reparação de uma ordem através das linhas elementares da chuva que pesca e suspende, como por cordéis, o único povoador: o peixe. Tal como na mitografia bíblica, o peixe engole o humano e planta cidades, mas é também um tipo de Messias, ícone codificado condensando uma vasta cristandade, símbolo por excelência. Multiplicador, o peixe aqui não é o desolado falo do cansado Courbet, senão o símbolo de uma vitalidade sem melancolia. Ele é o símbolo de uma inseminação vital do pintor na tela. A tela é a rede que peneirou o pescado messiânico. Aposto e pergunto-me que peixes haverá no tardio JAS... Ainda é cedo para ver.

Daniel Jonas

 

Certain types of deluge, such as floods or tsunamis, replicating extensive Biblical places, sometimes, and similarly, affect the pacified order on the terrestrial surface and, exhausted of its pillage, abandon the loot in a particularly dramatic way, leaving an improvised Pangea of debris in the place of a prior order. We can imagine that an evil from Atlantis invades the land from time to time. That aftermath is the disturbed order, a creation of the natural, an unrestrained impulse of Poseidon receiving his powers from Gaia, retreating himself from the occasional rape with the terrestrial mouthpiece, trespassing the prior order and bequeathing its elements as remains. A new order imposed itself after all: the juxtaposed order of the invader element, which has left groaning its assaulted body, as after an imposed copulation.
A first possible impression for a visitant of JAS’ work, similarly, is that of a dilution on the canvas, a type of bleached deluge that, in an overlapped way, removed a former pictorial existence, placing a type of aftermath in its place. This way, among fishes and debris, we’re confronted with an inscription of an unused and diluvial order in a poriferous order of the emptiness. The angiology of the roots, the varicose ramifications of the waiting, fishes as bones crossed in the throat of time, a submerged flora but released from its mass of water, the punctuated rains intersecting the tortuous dew of the branches, the lust of the bleach washing the materials like a scorching and impenitent sun, the focus of its blazing observation. These are places of wear and tear, of penury, of remains, even remains of color, of light. The earthly places are saturated and overpopulated. The submerged places are limpid and ample. Everything that comes before the water annulment is fiercely concatenated. The water canvas claims all the space of absence for itself. The look breathes with difficulty in those huge masses of aquatic space, revolving while being caught in that empty net, struggling, twisting, and its anguish is that of a fallen acrobat, struggling in the net of its salvation and shame. We look at the empty canvas and we know that it creates a harmful atmosphere, the extermination, but also the restoration. The fish, the roots that raise, the bronchioles, the coral, everything is a figurative surrogate for a hostile element to the human footstep. A man doesn’t have ground under his feet in this amniotic oblivion.
On the fish, pelagic monad, the cities are inscribed and that’s the reason why the canvas is fundamentally empty. The fish is the minimum decomposer of creation and multiplication. It comes to determine and inhabit the empty, or at least was what remained from what has happened, of an exterminating element that contained in itself a way of perpetuation of the order against which it assailed and endangered. In the fractals of a panting fish, a city gains shape and the restoration of a civilization’s order.
Falling into the sin of comparison, guided by the satellites of the programmatic contexts, we could think of the current tendency as if we were somewhere between the final trouts of Courbet and Amadeo de Souza-Cardoso’s La fôret merveilleuse, with its exotic and stubborn florescence. But it may well be that we’re before a type of minimalism that seals the light and the color as if the light and color were two substances subjected to the erosion of this urban deluge. Among the faded colors, from the inside of the pure white we observe a problem of suspended profiles, the repair of an order through the elementary lines of the rain that fishes and suspends, as by twine, the only settler: the fish. Such as in the Biblical mythography, the fish swallows the human being and sows cities, but is also a sort of Messiah, an encoded icon condensing a vast Christianity, symbol by excellence. Multiplier, the fish here is not the desolate phallus of the tired Courbet, if not the symbol of vitality with no melancholy. It’s the symbol of a painter’s vital insemination on the canvas. The canvas is the net that sifted the messianic fish. I bet and I wonder which fishes will be in the late JAS... It’s still too soon to see. 
   

Daniel Jonas

 

 

 

10861053_875551859134575_3002006341968233857_oDilúvio | Acilico sobre madeira| 130x250cm | 2014

Flood | Acrylic on wood | 130x250cm | 2014


underwaterQuando uma cidade viaja | Acrilico sobre tela | 73x92cm | 2014
When a city travels | Acrylic on canvas | 73x92cm | 2014

quando uma cidade viaja, acrylic on canvas, 117x88cm, 2014Quando uma cidade viaja | Acilico sobre tela |117x88cm | 2013

When a city travels | Acrylic on canvas | 117x88cm | 2013


quando uma cidade viaja

Quando uma cidade viaja | Acrílico sobre tela | 70x100cm | 2013

When a city travels | Acrylic on canvas | 70x100cm | 2013


underwater, acrylic, graphite on canvas, 120x90cm, 2014Underwater | Acrylic on canvas | 90x120cm | 2014

Subaquatico | Acrílico sobbre tela | 90x120cm | 2014 

 


underwater, acrylic on canvas, 120x90cm, 2015Underwater | Acrylic on canvas | 90x120cm | 2014

Subaquático | Acrilico sobre tela | 90x120cm | 2014


diluvio2Da serie - Dilúvio | Acrilico sobre tela | 90x120cm | 2015

The series - Flood | Acrylic on canvas | 90x120cm | 2015


underwater fish2

Untitled | Acrylic and graffiti on canvas | 90x120cm | 2015

Subaquático | Acrilico e graffiti sobre tela | 90x120cm | 2015


underwter fish

Underwater | Acrylic and graffiti on canvas | 50x60cm | 2015

Subaquático | Acrilico e graffiti sobre tela | 50x60m | 2015

Leave a Comment!

Your email address will not be published. Required fields are marked *