A Fábrica das artes abre a sua programação 2016/17 com a 7.a Edição do Big Bang – Festival de música e Aventura para um público Jovem. o big bang parte de uma iniciativa da Zonzo Compagnie. É um projeto internacional que integra oito instituições culturais de sete países europeus e que conta com o apoio do Programa Europa Criativa. Continuará o caminho que vem a fazer com os seus parceiros no sentido da partilha, da reflexão, da vontade de criar, de trocar e de impulsionar projetos musicais para crianças na Europa.
A areia nunca cai no mesmo sítio leva-nos pelas músicas de Debussy e de Milhaud através da ilustração executada ao vivo em areia.
Este concerto é um verdadeiro convite à imaginação e à inspiração humanas. Debussy, inspirando-se no poema de Mallarmé, retrata um fauno. nas suas danças sagrada e profana para harpa, um dos mais antigos instrumentos do mundo, o nosso espírito emociona-se e, com Milhaud, somos levados para outra dimensão da dança, o tango, inspirada na música do brasil. na interação com o artista plástico JaS, a música passa a ser uma espécie de partitura do desenho em areia realizado ao vivo. aqui, a maestrina rege tanto a orquestra como o desenho, podendo a performance visual conduzir todo o público.
Programa:
Prélude à L ́après-midi d ́un Faune, Debussy
danse sacrée et profane, Debussy
Bœuf sur le toit, Milhaud
Direção Músical de Joana Carneiro | Desenho em tempo real de João Alexandrino aka JAS | Movimento de Marta Lapa | Música ao vivo de Orquestra Sinfónica Portuguesa | Produção CCB/Fabrica das Artes | CoApresentação Teatro Nacional de São Carlos
A Areia nunca cai no mesmo sítio – Concerto ilustrado
Orquestra Sinfónica Portuguesa e JAS com Direção Músical de Joana Carneiro
P o r t u G a L
Maiores de 4 anos e famílias – 17h
Grabnde Auditório
Duração 45 minutos